Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; fonte times de tamanho 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA AUTORES

Para submissão dos trabalhos, dispõem-se as seguintes diretrizes:

1) A REIVA publica quatro números por ano. A partir do segundo semestre de 2020, as publicações ocorrerão da seguinte maneira:

  • Primeiro número anual (Janeiro a Março) – publicado no mês de Janeiro.
  • Segundo número anual (Abril a Junho) – publicado no mês de Abril.
  • Terceiro número anual (Julho a Setembro) – publicado no mês de Julho.
  • Quarto número anual (Outubro a Dezembro) – publicado no mês de Outubro.

2) Não será solicitado aos autores e autoras qualquer pagamento pela edição ou pela publicação de seu trabalho, que deverá ser submetido no Template da REIVA.

3) Os trabalhos podem ser redigidos em português, inglês e espanhol.

4) As submissões são recebidas em fluxo contínuo.

5) Os textos devem ser inéditos e devem ser submetidos exclusivamente a esta revista. Trabalhos apresentados em eventos serão aceitos desde que não tenham sido publicados integralmente em anais, excetuando-se aqueles cujo conteúdo tenha sido exposto em congressos na forma de resumo ou resumo expandido. A informação se o texto foi apresentado ou publicado anteriormente em anais deverá ser feita no ato da submissão.

6) A revista REIVA não é responsável por opiniões/conceitos emitidos em artigos assinados e matéria transcrita nem pela adequação das referências bibliográficas.

7) Faculta-se à Equipe Editorial realizar nos originais todas as modificações formais necessárias ao enquadramento no projeto gráfico da revista e sugerir eventuais modificações de estrutura e conteúdo do trabalho, que serão acordadas com os autores e autoras. Cabe ressaltar, contudo, que não serão admitidos acréscimos ou alterações após o envio para composição editorial.

8) Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, os autores e autoras devem tomar algumas precauções quanto à identidade revelada no texto e nas propriedades do documento: a) os artigos devem ser enviados sem o nome de autores e autoras e sem notas biográficas ou explicativas que possam permitir a identificação; b) a identificação de autoria deve ser removida das propriedades do documento digital, vindo  a ser incluída apenas no processo de edição.

9) No caso de utilização de imagens ou informações cujo direito autoral não pertença aos autores e autoras dos originais, caberá a eles a responsabilidade pelo encaminhamento dos trâmites relativos aos direitos de reprodução e pela devida identificação das fontes originais.

10) Cada autor ou autora poderá submeter no máximo 3 (três) artigos por ano, independentemente da posição de autoria.

11) Artigos e traduções poderão ter até, no máximo, 5 (cinco) autores e autoras. Quando o trabalho for escrito por mais de uma pessoa, é preciso ordená-los de acordo com a contribuição de cada um, com o autor ou autora principal em primeiro lugar; se o orientador ou orientadora constar entre os que compõe a autoria, o nome deste deve ser colocado por último. Caso seja adotado outro procedimento, razão deve estar explícita. Para resenhas, será aceito somente 1 (um) autor ou autora por texto. Poderão submeter trabalhos mestrandos, mestres, doutorandos e doutores. A submissão está facultada a graduados, alunos de pós-graduação Lato sensu e especialistas sob a condição de que os trabalhos sejam produzidos em coautoria com mestrando(s), mestre(s), doutorando(s) e/ou doutor(es).

 

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

Os arquivos contendo os trabalhos submetidos devem estar no formato DOC/DOCX (Microsoft Word) e seus originais, quando solicitados pela Equipe Editorial, deverão ser apresentados nos formatos PDF, fonte Times New Roman, tamanho 12 (com exceção das citações diretas com mais de três linhas e das notas de rodapé que são de tamanho 10). Espaçamento entrelinhas de 1,5 (exceto resumo e citações diretas com mais de três linhas onde o espaçamento deve ser simples). As margens devem ser configuradas no formato A4, com margens superior e esquerda de 3 cm e direita e inferior de 2 cm. A primeira linha de cada parágrafo deve ter recuo de 1,25 cm (exceto resumo, abstract e para citações diretas com mais de três linhas que são espaços simples). 

 

ESTRUTURA DOS TRABALHOS

ARTIGOS CIENTÍFICOS  E RELATOS DE EXPERIÊNCIA

Trata-se de trabalhos resultantes de pesquisa acadêmica e científica, projetos de extensão e experiências educacionais que apresentam e discutem ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.

Sua estrutura deve conter pelo menos os seguintes itens: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão ou Considerações Finais. Devem ter entre 10 (dez) e 30 (trinta) páginas, incluindo ilustrações (figuras, tabelas, quadros etc.) e referências. A estrutura do texto deve obedecer à seguinte ordem:

a) título ­– escrito em português, seguido de sua tradução para o inglês e para o espanhol, ou na língua estrangeira em que foi escrito o artigo com sua tradução para o português e inglês ou espanhol.

b) resumo – o texto deverá vir acompanhado de um resumo em português (no mínimo 100 palavras e no máximo 250 palavras), logo após o título; de um resumo em inglês (no mínimo 100 palavras e no máximo 250 palavras), ou de um resumo em espanhol, colocados entre o final do texto e as referências.

c) palavras-chave – em português, em inglês ou em espanhol, com no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) palavras, separadas por ponto, conforme a NBR 6028.

d) corpo do texto – introdução, desenvolvimento (decisões metodológicas, resultados, análises, discussão) e conclusões ou considerações finais. Os agradecimentos (opcional), devem ser inseridos após as conclusões ou considerações finais.

Deve-se usar itálico para expressões em destaque, termos estrangeiros e títulos de livros e periódicos. 

As notas devem ser reduzidas ao mínimo e colocadas no rodapé da página. As remissões para o rodapé devem ser feitas por números, na entrelinha superior.

 e) citações – Deverá obedecer ao padrão da NBR 10520/2002, no sistema autor–data. No caso de citações indiretas, quando toda a entrada estiver dentro dos parênteses, normalmente após o término da citação, o sobrenome do autor deve aparecer em caixa-alta: (FREITAS, 2004). Quando apenas o ano estiver entre parênteses, somente a inicial do sobrenome deve aparecer com maiúscula: Freitas (2004). No caso de citações diretas, é obrigatória também a indicação do número da página (abreviada pela letra “p” seguida de ponto): (FREITAS, 2004, p. 210). No caso de referências com até 3 (três) autores, os sobrenomes devem ser separados por ponto e vírgula quando entre parênteses, como em (FREITAS; SILVA; SANTOS, 2011), ou por vírgulas e pela conjunção “e” quando fora dos parênteses, como em Freitas, Silva e Santos (2011). Documentos com mais de 3 (três) autores devem ter a entrada pelo sobrenome do primeiro autor, seguido da expressão “et al.”, sem itálico: (SANTOS et al., 2005) ou Santos et al. (2005). Quando forem citadas várias obras de um mesmo autor ou de vários autores, devem-se inserir as entradas de referência conforme a ordem cronológica: (SANTOS, 2004, 2008, 2011) ou (FREITAS, 2004; SILVA, 2008; SANTOS, 2011).

f) referências – em conformidade com a NBR 6023/2002, devem ser apresentadas em ordem alfabética e justificadas. Devem ser inseridas sempre no final do corpo do texto, relacionando todos os trabalhos citados e seguindo a ordem alfabética dos sobrenomes dos primeiros autores. Utilizar fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento simples e entre cada referência deve existir uma linha em branco com espaçamento de 1,5.

Em relação ao nome do autor, deve-se padronizar a forma de escrita do mesmo, ou seja, se o prenome do autor for abreviado, todos os demais deverão ser. Mas se for escrito por extenso, o restante da mesma forma. Todos os autores citados no texto devem constar nas referências e, vice-versa. 

- Monografia, livro no todo, manual, guia, catálogo, enciclopédia, dicionário, trabalhos acadêmicos (teses, dissertações, entre outros), formato:

SOBRENOME, Prenome do autor. Título: subtítulo. Edição. Local de publicação: Editora, Data de Publicação. Exemplos:  Referência com um autor: GUYTON, A. C. Fisiologia humana. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998. 

Com dois autores:

DÂNGELO, J . G . ; FATTINI, C. A. Anatomia humana básica. São Paulo: Atheneu, 2000. 

Com três autores:

VIEIRA, E. C.; GAZZINELLI, G.; MARES-GUIA, M. Bioquímica celular e biologia molecular. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 1999. 

Com mais de três autores:

ABBAS, A.K. et al. Imunologia Celular e Molecular. 8.ed. Amsterdã: Elsevier, 2015.

Sem autor:

ECONOMIA política e seguridade social: uma contribuição à crítica (coletânea de textos). Goiânia: ANFIP, 1999.

Sem local e data provável:

HENRY, O. et al. Quatro contos. [S.l.]: Objetivo, [2000?].

Sem editora:

HOLZMANN, E. Cinco histórias convergentes. Curitiba: [s.n.], 1966. 15

Sem editora e sem local:

CAMÕES, L. Os Lusíadas. [S.l.: s.n.], 1970.

Com organizador, coordenador, editor, compilador, adaptador:

ZAHA, A. (Coord.). Biologia molecular básica. 3. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2001.

Entrada por entidade coletiva:

BRASIL. Ministério da Saúde. Guia de controle de hanseníase. Brasília, DF, 1994.

- Capítulo do livro com autoria própria – Formato

AUTOR do capítulo. Título do capítulo referenciado. In: AUTOR do livro. Título do livro. Edição. Local de publicação: Editora, Data de publicação. Número do volume, número do capítulo, e/ou pág. inicial-final do capítulo referenciado.

Exemplo:

FERREIRA, H. B. Compactação do material genético. In: ZAHA, A. (Coord.). Biologia molecular básica. 3. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2001. p. 237-254.

- Publicação periódica: publicação em fascículo (revista, jornal ou outro material que tenha periodicidade), formato:

Inclui a coleção como um todo, fascículo ou número de revista, número de jornal e a matéria existente em um número, volume ou fascículo de periódico (artigos científicos de revistas, matérias jornalísticas, seções, reportagens, etc.).

1- Periódico: TÍTULO DO PERIÓDICO. Local de publicação: Editora, ano, volume, número, mês abreviado. Data. Exemplo de revista no todo: Exemplo: ENSINO SUPERIOR. São Paulo: Segmento, ano 5, n. 54, mar. 2003.

2- Revista: AUTOR do artigo. Título do artigo. Título da revista, Local da publicação, ano, volume, número, página inicial e final do artigo, mês abreviado. Data.

Exemplos:

Artigo de revista com autor:

SANTOS, A. F.; RAMOS, P. Boa forma no trabalho. Vida e Saúde, São Paulo, ano 65, n. 5, p. 12-15, maio 2003.

Artigo de revista sem autor:

PARQUE tecnológico: o novo habitat da inovação. Minas faz Ciências, Belo Horizonte, n. 11, p. 18-19, jun./ago. 2002.

Jornal no todo:

ESTADO DE MINAS. Belo Horizonte: Associados, 3 abr. 2003.

Artigo de jornal com autor:

CHOUCAIR, G. Lula quer G-7 contra a fome. Estado de Minas, Belo Horizonte, 4 maio 2003. Política, p. 3.

Artigo de jornal sem autor:

EPIDEMIA de cólera ameaça sul do Iraque. Folha de São Paulo, São Paulo, 8 maio 2003. Folha Mundo, p. A13.

- Materiais Especiais.

Inclui fita de vídeo, CD-ROM, DVD, videocassete entre outros.

Exemplo:

REPRODUÇÃO humana. São Paulo: Encyclopaedia Britannica do Brasil, 1997. 1 fita de vídeo (26 min), VHS, son., col.

Documento eletrônico

É aquele existente em formato eletrônico acessível por computador. A referenciação do documento eletrônico deve incluir os dados comumente usados para os documentos convencionais, acrescentando-se os dados específicos que possibilitem sua localização e recuperação, como por exemplo, o endereço eletrônico.

Exemplo:

Referência de CD-ROM:

KINDERSLEY, D. O corpo humano 2.0. São Paulo: Globo, 1997. 1 CD-ROM. 17

Artigo de revista em formato eletrônico - Formato

AUTOR. Título do artigo. Título da publicação. Local, v., n., ano. Disponível em: <Endereço eletrônico>. Acesso em: dia mês ano.

Exemplo de artigo de revista online com autor:

COUTINHO, C. Reciclagem: juntou a fome com a vontade de catar. Revista Ecologia e Desenvolvimento, Rio de Janeiro, ano 12, n. 104, 2002. Disponível em: <http://www.uol.com.br/ecologia/pesquisapublic/ecologia/ecologia _104_09.htm>. Acesso em: 12 maio 2003.

Exemplo de artigo de jornal online sem autor:

VIRUS da Sars demora para sofrer mutação, diz pesquisa. Folha Online, São Paulo, 9 maio 2003. Disponível em: . Acesso em: 12 maio 2003.

Eventos

Conjunto de documentos reunidos num produto final do próprio evento (atas, anais, resultados, congressos, entre outros). Formato: NOME DO EVENTO, número, ano, local de realização (cidade). Título...subtítulo da publicação. Local de publicação (cidade): Editora, data de publicação. Número de páginas ou volume.

Exemplo:

CANÇADO, A. L. Toxicomanias de substituição. In: CONGRESSO LATINO–AMERICANO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 1, 1980, Salvador. Anais... Salvador: FEBAB, 1980. 350 p.

Trabalhos apresentados em congresso ou outro evento: AUTOR DO TRABALHO. Título: subtítulo. In: NOME DO EVENTO, número, ano, local de realização. Título da publicação... subtítulo. Local de publicação (cidade): Editora, data. Páginas inicial-final do trabalho.

Exemplo:

CANÇADO, A. L. Toxicomanias de substituição. In: CONGRESSO FARMACÊUTICO E BIOQUÍMICO PAN-AMERICANO, 3., 1954, São Paulo. Anais… São Paulo: Federação das Associações de Farmacêuticos do Brasil, 1958. p. 259-300.

g) ilustrações – Devem estar incorporadas diretamente no corpo do texto. Sua identificação deverá aparecer na parte superior, precedida da palavra designada (figura, tabela, quadro, gráfico, mapa, imagem etc.), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, de ponto final e do respectivo título: Figura 1. As capas da revista REIVA, 1993–2003.Utilizar fonte Time New Roman 11, espaçamento simples, justificado.

Na parte inferior da ilustração, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, ainda que seja produção do próprio autor, o que deve ser indicado assim, com atenção ao gênero do elemento a que se refere: Fonte: Elaborado(a) pelo(a) autor(a), (2016), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). Utilizar fonte Time New Roman 10, espaçamento simples, centralizado.

A definição das ilustrações deve estar em boa resolução (mínimo 300 DPI) para visualização, leitura e impressão, em arquivo nos formatos JPEG, TIFF ou PNG. Os gráficos e mapas devem estar, preferencialmente, nos formatos adequados para softwares de ilustração vetorial (EPS, SVG, AI ou CDR), como Corel Draw e Adobe Illustrator. No caso dos gráficos, pode-se utilizar também a ferramenta disponível no Microsoft Word para a criação desse elemento.

Letras maiúsculas podem ser usadas para subdividir figuras: Figura 1. Aves da zona urbana de Jussara. A. Tucano. B. Ema. (observar a cor da figura - para fundo escuro usar letras brancas; para fundo claro usar letras pretas). A colocação da letra na figura deve ser, sempre que possível, no canto inferior direito.

Para construir tabelas, utilizar os recursos de criação de tabela do Word for Windows. Não inserir linhas verticais; usar linhas horizontais apenas para destacar o cabeçalho e para fechar a tabela. No cabeçalho evitar abreviaturas (exceto para unidades) mas, se inevitável, acrescentar seu significado na legenda.

RESENHAS  

Devem ter título próprio (seguir normas para título do Científico e Relatos de Experiência), não podendo apresentar o mesmo título do trabalho resenhado. Com no máximo 5 (cinco) páginas, devem conter os seguintes dados:

a) referência completa da obra (conforme normas para referências de Científico e Relatos de Experiência).

b) Informações sobre autor ou autora da obra resenhada: nome, nacionalidade e breve currículo;

c) resumo ou síntese do conteúdo;

d) apreciação crítica.

e) referências, quando houver (ver orientações na seção referente a Artigo Científico e Relatos de Experiência).

TRADUÇÕES

Não devem ultrapassar o limite de 20 (vinte) páginas, seguindo o formato (estrutura das seções) do artigo original. Na submissão, deve ser anexada uma cópia do texto original. As traduções devem ser apresentadas com estes dados:

a) referência completa da obra;

b) texto traduzido;

c) referências, quando houver (ver orientações na seção referente a Artigo Científico e Relatos de Experiência).

NOTAS CIENTÍFICAS

Trata-se de trabalhos dedicados a apresentar conteúdo inovador com relevância científica de observação, registro, experiência ou teste. São breves comunicações cuja publicação imediata é justificada, por se tratar de fato inédito de importância, mas com volume insuficiente para constituir um artigo científico completo.

- A ordenação da Nota Científica deve ser feita da seguinte forma: título, resumo, palavras-chave, título em inglês, abstract, keywords, texto propriamente dito (incluindo introdução, material e métodos, resultados e discussão, e conclusão, sem divisão), referências, tabelas e figuras. Os agradecimentos (opcional), devem ser inseridos após as conclusões ou considerações finais.

- As normas de apresentação da Nota Científica são as mesmas do Artigo Científico e Relatos de Experiência, exceto nos seguintes casos:

a) Resumo com 100 palavras, no máximo.

b) Deve ter de 5 (cinco) a 8 (oito) páginas, incluindo-se tabelas e figuras.

c) A critério do(s)/a(s) autor(es)/autora(as), o texto principal pode ser escrito de forma contínua, dispensando a separação em sessões.

 

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

Como parte do processo de submissão, os autores deverão verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O trabalho submetido é original e inédito, e não está sendo avaliado para publicação por outra revista. 

  2. No caso de trabalho fruto de pesquisa com seres humanos, a pesquisa foi submetida e devidamente aprovada por comitê de ética em pesquisa, trazendo no corpo do texto o número de aprovação. [Marque o item para seguir, se a pesquisa não é com seres humanos]

  3. O trabalho é de autoria de mestre(s), doutor(es) ou aluno(s) de pós-graduação stricto sensu, com até 5 (cinco) autores.

  4. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades do Documento, garantindo desta forma o critério de sigilo da avaliação cega por pares.

  5. O trabalho submetido segue as normas da ABNT (NBR 6023, NBR 6028, NBR 10520, NBR 14724), principalmente no que se refere a citações, referências e identificação das fontes de ilustrações presentes ao longo do texto.

  6. O trabalho submetido está de acordo com todas as políticas e diretrizes da revista REIVA.

 

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

Autores e autoras que publicam na Tecnia concordam com os seguintes termos:

1) Autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

2) Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

3) Autores e autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a finalização do processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados na REIVA serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo utilizados para outras finalidades tampouco disponibilizados para terceiros.

 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.